segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Mofo preto Stachybotrys chartarum em tetos e paredes é perigoso



Paredes e tetos mofados são fonte de micotoxinas e as pessoas que vivem ou trabalham em áreas com fungos podem  aumentar suas chances de sofrerem efeitos adversos na saúde. 

Fungos que crescem em edifícios podem ser divididos em três grupos principais, os  colonizadores, os secundários e os terciários. Cada grupo é classificado pela capacidade de crescer e ha uma certa exigência de água em forma de umidade. 

Algumas das micotoxinas no ambiente interno são produzidas por Alternaria , Aspergillus  (múltiplas formas)  Penicillium e Stachybotrys  e o terrível Stachybotrys chartarum que contém muito mais micotoxinas do que os outros fungos cultivados em ambientes internos e tem sido associado a alergias e inflamação respiratória.  

A infestação de S. chartarum em edifícios que contêm placas de gesso, bem como em paredes e sob o teto, é muito comum e tornou-se recentemente mais um problema reconhecido.  Quando a placa de gesso apresenta umidade o S.chartarum cresce rapidamente em sua face de celulose.  Isso enfatiza a importância do controle da umidade e ventilação dentro das  residências e outros edifícios.

 Os efeitos negativos dessas micotoxinas sobre a saúde humana, variam em função da quantidade e concentração , a duração da exposição e às sensibilidades particulares do sujeito. As concentrações dessas micotoxinas  em uma casa, escritório ou na escola são muitas vezes baixa para acionar uma resposta de saúde nos ocupantes mas em outros casos quando a concentração é alta, diversos agravos à saúde aparecem.
Na década de 1990, a preocupação pública sobre micotoxinas aumentou depois que milhões de dólares foram perdidos nos E.U.A. devido a esse mofo tóxico.  
 Um estudo realizado pelo Centro de Toxicologia Integrativa na Universidade Estadual de Michigan  investigou as causas da "Doença dos Edifícios"  (DBRI).  Eles descobriram que o Stachybotrys é um fator importante que contribui para DBRI.  Até agora, os modelos animais indicam que a exposição das vias respiratórias para S. chartarum podem provocar sensibilização alérgica, inflamação, e citotoxicidade na parte superior e inferior das vias respiratórias.

Nos Tricotecenos a toxicidade parece ser uma causa subjacente de muitos destes efeitos adversos. Descobertas recentes indicam que doses mais baixas (em geral, nos estudos utilizam doses elevadas) podem causar estes sintomas. 
Micotoxicoses é o termo utilizado para o envenenamento associado com exposição a micotoxinas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Googleman é o Coordenador do NUPRODEC Lapa